quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Resenha: “Sociedade em rede”

A rede é a mensagem

Esta resenha refere-se a primeira aula de “Tecnologia e Educação”,do professor Luiz Otávio Correa, abordando sobre a parte histórica da tecnologia enfatizando a rede de internet, tendo como base o texto “A rede é mensagem” de Manuel Castells.
A aula iniciou-se abordando sobre a rede, o categorizando como meio de interligar ou/e interconectar. Ela vem nos acompanhado há muito anos, onde era e é utilizada como forma de organização. Possibilitando uma flexibilidade e globalização exigida atualmente em vários campos da sociedade, como o comércio, os avanços da telecomunicação entre outros.
A internet, sendo uma rede, foi criada para ser uma ferramenta de comunicação do exercito, sendo uma arma contra os Russos, na década de 60. Mas acabou caindo nas mãos da sociedade civil, onde os “nerds” das universidades americanas, no mesmo contexto de liberdade, buscavam um meio de comunicação “independente” de liberdade de expressão.
O autor inicia-se com a frase dizendo que “a internet é o tecido de nossas vidas”, sendo ela uma prática social de comunicação e linguagem, elaborada por nós homens, uma ferramenta de nosso próprio “controle”. Essa ferramenta possibilita que muitas pessoas possam se comunicar, tornando-se uma relação sócio-tecnica. Concomitantemente essa ferramenta possui um controle onde passamos a usá-lo da forma em que compreendermos para nossa utilidade. Causando ao mesmo tempo o controle da liberdade e o fim da privacidade.
Essa tecnologia, sendo uma ferramenta sócio-tecnica, ela muda dialeticamente conforme a demanda da sociedade, como vem ocorrendo durante todo esse tempo, atribuindo à relação de Homens e Máquinas, Sujeito e Objeto. Essa relação de Sujeito e objeto, ainda é uma relação cujo encontra muita dificuldade, pois sua separação ainda não é clara em muitos vínculos cotidianos de nós homens, como os remédios inteligentes.
Concluímos que a rede assim como a internet são ferramentas de utilidade consciente, possibilitando benefícios e malefícios, conforme sua intenção. Sendo uma rede de interligar e intercomunicar pessoas, mas que ainda não atende todas as pessoas, existindo uma exclusão na “sociedade da rede”acompanhando á exclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário